Placas de trânsito e seus significados

Como motoristas, especialmente aqueles acabaram de tirar sua carteira de habilitação, conhecer as placas de trânsito e seus significados é uma das coisas mais importantes que você precisará prestar atenção ao dirigir – isto é, é claro, depois dos outros motoristas na estrada com você.

Enquanto aqueles de nós que dirigem há algum tempo descobriram e aprenderam o que significam todas as placas de trânsito que vemos, o número de sinais usados ​​pode ser um pouco intimidante para um novo motorista.

Agora, você já deve ter aprendido sobre eles em seus cursos de formação de motorista, mas com o número de placas de trânsito que você precisa memorizar, duvido que você consiga manter tudo armazenado em sua memória.

Para ajudá-lo na hora de tirar sua CNH, nós listamos todos eles aqui. Também adicionaremos uma descrição detalhada de seu significado para facilitar o acesso para aqueles que desejam estudá-los um pouco mais.

Por que as placas de trânsito são importantes?

Antes de entrarmos em cada placa de trânsito, vamos fazer uma rápida revisão de sua importância. Por que temos que passar por cada um deles em primeiro lugar?

As placas de trânsito estão lá para servir como um aviso para todos os usuários da estrada para garantir que eles estejam seguros de possíveis perigos e situações de condução. Elas também ajudam a regular o fluxo de tráfego entre os veículos, bem como outros usuários da via – pedestres e ciclistas, por exemplo. Você pode até incluir animais aqui.

Você está curioso para saber quem decide colocar esses sinais? Cada município do estado contratará primeiro um engenheiro. Este engenheiro, então, estudará o local onde a placa será colocada e avaliará sua utilidade naquele local específico. Uma vez concluído o estudo e documentada a necessidade do sinal, ele precisa ser autorizado pelo governo local.

Existem diferentes estradas e placas de trânsito que servem a seus propósitos. Vamos refrescar nossas memórias e aprender tudo sobre eles mais uma vez!

Cores das placas de trânsito e seus significados

Cada placa de trânsito tem uma cor específica associada a ela. A cor dos sinais de trânsito pode dizer imediatamente do que se trata. Aqui estão as cores sobre as quais você pode ser questionado durante o exame escrito de direção:

Vermelho – As placas de trânsito da cor vermelha referem-se a situações em que você deve parar. Obviamente, as placas de pare usam a cor vermelha, mas outros sinais, como não entrar e sinais de caminho errado, também podem usar a coloração vermelha. Outros exemplos de placas de trânsito que usam vermelho incluem sinais de não inversão de marcha, placas de não virar em vermelho e, às vezes, placas de estacionamento.

placas de transito e seus significados

Verde – Placas de trânsito verdes são sinais de direção. Essa cor é usada para coisas como placas de rua (os nomes das ruas), placas de saída, marcadores de quilometragem e placas que mostram as direções para uma determinada cidade ou a distância até um local específico.

placas de transito e seus significados

Azul – As placas de trânsito de cor azul não são sinais regulamentares. Em vez disso, eles exibem serviços para viajantes. Esses sinais são normalmente encontrados em vias expressas e rodovias, direcionando os motoristas para onde podem encontrar locais como áreas de descanso, pontos turísticos, hospitais, hotéis, postos de gasolina, restaurantes, campings, áreas de piquenique e outros serviços comumente utilizados pelos motoristas.

placas de transito e seus significados

Amarelo – As placas de trânsito de cor amarelas são sinais de alerta gerais para indicar perigos potenciais ou mudanças nas condições da estrada à frente. Por exemplo, os sinais de trânsito que usam a cor amarela podem avisá-lo de que há uma ponte estreita à frente, um cruzamento ferroviário, uma zona de passagem proibida, curvas na estrada, um ponto de junção, passagem de pedestres, um beco sem saída, um desnível superfície, uma rua transversal escondida ou qualquer outro número de perigos potenciais.

placas de transito

Amarelo/Verde Fluorescente – Esta cor é relativamente nova em nossas estradas, mas é usada para placas relacionadas a pedestres, bicicletas e placas de alerta escolar. Eles estão cada vez mais sendo usados ​​para alguns sinais de construção também. Esta cor é usada porque é mais fácil de ver durante o tempo nublado ou chuvoso.

Laranja – As Placas de trânsito laranja são geralmente sinais temporários relacionados ao trabalho na estrada, controle temporário de tráfego e avisos de manutenção. Quando você vir placas de trânsito laranja, certifique-se de observar os trabalhadores na estrada ou perto dela.

Marrom – Semelhante as placas de trânsito azuis, as placas marrons não são sinais regulamentares. Estes sinais indicam áreas de lazer e pontos de interesse cultural. Sinais de trânsito marrons marcarão ou darão instruções para locais históricos, parques, áreas de piquenique e outras áreas recreativas.

placas de transito marrom

Formas das placas de trânsito e seus significados

Semelhante a diferentes cores de placas de trânsito, você também pode saber o que uma placa de trânsito significa observando sua forma. Aqui estão as formas padrão dos sinais de trânsito, juntamente com o que eles significam:

Octógono – Uma placa de trânsito em forma de octógono será sempre um sinal de parada. Pare em um cruzamento controlado por este sinal. Pare na linha de parada marcada ou antes de entrar na faixa de pedestres ou antes que seu veículo entre no cruzamento. Deixe outros veículos ou pedestres passarem se estiverem no seu caminho.

Triângulo equilátero – Esta forma de placa é usada para sinais de rendimento. Ceder o direito de passagem. Desacelere e deixe os veículos que cruzam seu caminho passarem. Se necessário, pare antes de prosseguir. Se os pedestres estiverem dentro ou prestes a entrar na faixa de pedestres, pare até que eles tenham atravessado a via e prossiga.

placas de trânsito e seus significados

Galhardete – Este sinal estará no lado esquerdo da estrada ou rodovia. Ele avisa sobre uma zona de não passagem.

Diamante – Placas de Trânsito em forma de diamante são usados ​​como sinais de alerta. Estes sinais alertam para perigos especiais na estrada. Palavras ou imagens no letreiro mostrarão por que você precisa desacelerar ou ter cuidado extra.

Retângulo – Estes serão as placas regulamentares ou de orientação. Placas verticais indicam o que você deve ou não fazer, como placas de limite de velocidade. Placas horizontais fornecem instruções ou informações sobre os serviços que os motoristas podem desejar.

Placas de Regulação de Velocidade

Estas placas destinam-se a indicar a velocidade a que é adequado circular numa determinada estrada. Há alguns que indicam uma única velocidade e outros que indicam duas velocidades: a máxima permitida em uma estrada e a mínima permitida em uma estrada. Estes podem ser alterados em determinadas circunstâncias, como trabalhos na estrada ou similares, e devem ser seguidos para manter a segurança de todos que utilizam a estrada.

Limite de velocidade – Indica a velocidade máxima em uma estrada para veículos padrão. Esta velocidade máxima indica a velocidade máxima mais segura durante as condições ideais de condução.

Placas de Trânsito de uso de curvas e faixas

Assim como a estrada em si é pintada para indicar faixas de conversão e similares, existem placas para indicar onde você pode e não pode virar, fazer meia-volta, virar à esquerda no trânsito, etc. Estes vêm na forma de:

Não Vire à Direita – Este sinal é usado para indicar uma rua na qual você não pode virar à direita. Na maioria das vezes, você os verá em áreas centrais.

Proibido virar à esquerda – Esta placa é usado para indicar uma rua na qual você não pode virar à esquerda. Novamente, mais frequentemente visto em áreas do centro.

Conheça as cores das placas de trânsito

As placas de trânsito são codificados por cores como uma forma de ajudar os motoristas a entender qual tópico está sendo comunicado. Aqui está um guia para as cores:

  • Vermelho: Parando ou perigo
  • Preto e branco: regulamentos e leis
  • Amarelo: Avisos
  • Verde: Direção ou lugar
  • Azul: Serviços de motorista, como gasolina, alimentação ou hotéis
  • Marrom: Locais recreativos, históricos ou paisagísticos.
  • Laranja: Construção ou manutenção de estradas

Reconhecer as placas de trânsito e seus significados pode ajudar os motoristas a tomar decisões de direção segura com mais rapidez e facilidade.

Similar Posts