Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus incorpora ChatGPT em seus processos

A empresa alemã continua trabalhando no eixo da inovação com o objetivo de construir processos ágeis. Com esse impulso, participa de um teste piloto para implementação de inteligência artificial generativa (Generative AI) em seus diferentes processos.

Após se estabelecer como empresa independente há um ano e meio, o desafio da área de TI da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus foi a necessidade de criar um sistema a partir de sua base. Isto implicou o cumprimento das necessidades de cada uma das áreas e, posteriormente, o arranque de projetos de implementação de novas tecnologias.

Desta forma, surgiu a associação entre a NTT Data e a Mercedes-Benz Camiones y Buses, cujo objetivo é a busca de novos casos de uso do ChatGPT como ferramenta para otimizar a produtividade dos processos e serviços internos da subsidiária local da Daimler, Truck AG.

Por outro lado, é pertinente notar que, até recentemente, a possibilidade de implementação de inteligência artificial estava condicionada a conhecimentos técnicos muito mais avançados. Hoje, a inteligência artificial generativa e as ferramentas que dela surgiram são mais facilmente acessíveis e mais rápidas de implementar.

“Estamos em um momento revolucionário para a aplicação da tecnologia nas organizações, pois estamos em um processo de democratização e multiplicação de usos”, afirma Ignacio Bidart, diretor de informática da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. E acrescentou: “O caminho da inovação e digitalização também significa a aplicação da tecnologia de um lugar cultural, que gera impacto nos processos de trabalho e na definição de papéis, levando em consideração as necessidades de cada área. Foco no cliente.”

Nesse sentido, uma das aplicações ChatGPT visadas pela Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus tem a ver com sua visão de negócios 360°, que busca oferecer um atendimento integral a cada cliente. Assim, os processos colaborativos intervencionados por este tipo de ferramentas resultarão num atendimento personalizado, proativo e eficiente ao cliente de veículos pesados.

Similar Posts