Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus comemora 20 anos da Accelo no mercado

A Mercedes-Benz do Brasil atingiu a marca de 20 anos desde o lançamento dos caminhões Accelo. Desde que chegou ao mercado, em 2003, esse modelo se tornou uma das melhores opções para o transporte de cargas urbanas.

Quem compra um Accelo sabe que está adquirindo um produto de excelência em qualidade, desempenho, robustez, durabilidade, conforto, tecnologia e segurança. Além disso, esses caminhões garantem economia de combustível e baixos custos operacionais para frotistas e transportadores individuais, daí o excelente valor e facilidade de revenda.

Este é um dos modelos mais vendidos da família de caminhões Mercedes-Benz até hoje, sucedendo o renomado 710, um dos caminhões mais admirados pelas transportadoras. Além disso, o Accelo é o caminhão do segmento leve com maior participação de mercado, ultrapassando 50%.

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, ela tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, campeão de vendas e querido por transportadoras independentes, frotistas e motoristas, graças à agilidade e robustez para as atividades de distribuição urbana e curtas distâncias em rotas e rodovias”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desde sua chegada ao mercado, o Accelo já traz em seu DNA todos os diferenciais dos veículos leves da marca, agregando mais robustez, tecnologia e um padrão ainda maior de desempenho, economia, conforto e segurança”.

Um camião sempre à frente do seu tempo

Mercedes-Benz Acelo

No ano de 2003, o Accelo foi apresentado como um marco que revolucionou os padrões dos veículos comerciais. Com o conceito de cabine ‘home office’, com interior semelhante ao de um carro. Este projeto inclui recursos práticos, como compartimentos de armazenamento, encosto rebatível que funciona como uma mesa, volante tipo carro, coluna de direção ajustável, cintos de segurança de três pontos, computador de bordo com sistema de diagnóstico, vidros elétricos, espelhos laterais aquecidos com ajuste elétrico e ar condicionado, entre outras comodidades.

Além disso, a Accelo é pioneira no mercado leve ao oferecer a caixa automatizada. Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil afirma que “esse caminhão está sempre à frente de seu tempo, cada vez mais atualizado para atender as necessidades do mercado e oferecer mais valor ao cliente”.

Na Argentina, a subsidiária local da Daimler Truck AG é a Mercedes-Benz Camiones y Buses. O Accelo é um dos caminhões estrela produzidos na fábrica de Virrey del Pino em suas variantes 815 e 1016. E, até agora em 2023, cerca de 80% dos caminhões da marca alemã que são patenteados na Argentina Eles são produzidos nacionalmente.

Com confiabilidade comprovada e liderança ininterrupta no segmento de caminhões leves desde 2019, é oferecido na Argentina nas versões de 8 e 10 toneladas de peso bruto total, ambas com cabine estendida que proporcionam maior habitabilidade e múltiplos espaços de armazenamento, para se adaptar a todas as necessidades de transporte de cargas.

Possui motor OM 924 de 4 cilindros e câmbio manual ou automatizado. A transmissão automatizada de 6 marchas se destaca pela otimização na troca de marchas para uma condução segura e eficiente. Está disponível a partir da versão de 8 toneladas e, juntamente com o design compacto e moderno do Accelo, proporciona um excelente conforto de condução, permitindo ao condutor realizar o trabalho com rapidez e confiança no trânsito urbano. E seu uso não se limita à cidade, pois além dos já conhecidos sistemas de segurança como freios antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR), também possui bloqueio do diferencial. no eixo traseiro, o que lhe confere uma melhor condução em estradas com menos aderência.

O Accelo oferece múltiplas possibilidades de carroceria para a variante que melhor se adapta à necessidade. Isso permite que ele navegue por estradas estreitas e irregulares e atenda a uma variedade de necessidades, desde a distribuição de bebidas até serviços de emergência.

Robustez e durabilidade

Mercedes-Benz Acelo

O powertrain é um diferencial da linha de caminhões Accelo. É equipado com motor Mercedes-Benz extremamente robusto e eficiente de 4,8 litros e 156 cv (utilizado em veículos de até 17 toneladas), de fácil manutenção e baixo custo de reparo. Esses motores possuem a exclusiva tecnologia BlueTec 5 (Euro V), que garante baixo nível de emissão de poluentes e menor consumo de combustível. Assim, o Accelo sempre teve o melhor consumo de sua categoria, com uma diferença de 10 a 15% menor que os demais modelos do mercado.

Ainda em relação ao powertrain, a embreagem pneumática reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

Dessa forma, o Accelo oferece ao transportador excelente desempenho e agilidade nas entregas urbanas, sem deixar de lado o conforto e a segurança de seus ocupantes.

Similar Posts