Mercedes-Benz Atego 1730: o primeiro caminhão autônomo em operação no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil realizou a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em uma fábrica de produtos de limpeza que atua em todo o hemisfério sul. Trata-se do caminhão autônomo Atego 1730, fruto de uma parceria entre a empresa brasileira e a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo.

A tecnologia desenvolvida para a mobilidade autónoma deste veículo consiste num sistema robótico avançado, constituído por hardware e software, que lhe confere a capacidade de se deslocar de forma totalmente autónoma em situações específicas. O sistema é capaz de criar mapas e rotas para uma determinada região, permitindo que o veículo se desloque de forma autônoma, evitando obstáculos estáticos e dinâmicos, lidando com todos os elementos do tráfego e chegando ao destino pré-determinado.

Por meio de um processo de configuração, o caminhão autônomo Atego 1730 foi adaptado especificamente para a Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza. Assim, já são quatro caminhões autônomos Atego 1730 vendidos para a Ypê. Este caminhão foi apresentado ao público na Fenatran 2022, um renomado evento do setor de transportes na cidade de São Paulo.

Interior Mercedes-Benz Atego 1730

“Temos pensado fora da caixa, olhando além dos portões de nossa fábrica e compartilhando experiências com outros especialistas. É o caso do caminhão autônomo nível 4 que nasceu em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia inédita em nosso país”, destacou Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO para a América Latina.

E completou: “Ou seja, aliamos nossa experiência em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que possui um dos mais modernos centros de distribuição do país. Nosso foco é entregar o melhor produto com a tecnologia mais recente para nossos clientes, quaisquer que sejam suas necessidades e exigências.”

Um novo modelo de negócios no Brasil

Caminhão autônomo Mercedes-Benz Atego 1730

Além de desenvolver uma solução tecnológica avançada em função das constantes demandas dos clientes e das novas tendências do mercado, a empresa alemã inaugura com este lançamento um novo modelo de negócios no Brasil. Nesse sentido, o autônomo Atego 1730 traz consigo a possibilidade de oferecer aos clientes um serviço completo de assessoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com soluções personalizadas e adaptadas a cada uma de suas necessidades.

Neste caso específico da condução autónoma de nível 4, o camião desloca-se em espaços reduzidos e controlados, a baixa velocidade e com grande precisão nas manobras. “Devido à ação de vários sensores e câmeras, o sistema Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, inclusive os pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. E acrescentou: “É importante ressaltar que o motorista continua presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.

Dessa forma, a Daimler Truck AG, grupo que atua na Argentina como Mercedes-Benz Camiones y Buses, dá um passo à frente na liderança de projetos inovadores na região, com a adoção de tecnologia disruptiva que visa aumentar a segurança, a eficiência e a produtividade.

Mercedes-Benz Atego 1730 Mercedes-Benz Atego 1730

Similar Posts