A Mercedes-Benz do Brasil realizou a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em uma fábrica de produtos de limpeza que atua em todo o hemisfério sul. Trata-se do caminhão autônomo Atego 1730, fruto de uma parceria entre a empresa brasileira e a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo.
A tecnologia desenvolvida para a mobilidade autónoma deste veículo consiste num sistema robótico avançado, constituído por hardware e software, que lhe confere a capacidade de se deslocar de forma totalmente autónoma em situações específicas. O sistema é capaz de criar mapas e rotas para uma determinada região, permitindo que o veículo se desloque de forma autônoma, evitando obstáculos estáticos e dinâmicos, lidando com todos os elementos do tráfego e chegando ao destino pré-determinado.
Por meio de um processo de configuração, o caminhão autônomo Atego 1730 foi adaptado especificamente para a Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza. Assim, já são quatro caminhões autônomos Atego 1730 vendidos para a Ypê. Este caminhão foi apresentado ao público na Fenatran 2022, um renomado evento do setor de transportes na cidade de São Paulo.
“Temos pensado fora da caixa, olhando além dos portões de nossa fábrica e compartilhando experiências com outros especialistas. É o caso do caminhão autônomo nível 4 que nasceu em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia inédita em nosso país”, destacou Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO para a América Latina.
E completou: “Ou seja, aliamos nossa experiência em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que possui um dos mais modernos centros de distribuição do país. Nosso foco é entregar o melhor produto com a tecnologia mais recente para nossos clientes, quaisquer que sejam suas necessidades e exigências.”
Um novo modelo de negócios no Brasil
Além de desenvolver uma solução tecnológica avançada em função das constantes demandas dos clientes e das novas tendências do mercado, a empresa alemã inaugura com este lançamento um novo modelo de negócios no Brasil. Nesse sentido, o autônomo Atego 1730 traz consigo a possibilidade de oferecer aos clientes um serviço completo de assessoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com soluções personalizadas e adaptadas a cada uma de suas necessidades.
Neste caso específico da condução autónoma de nível 4, o camião desloca-se em espaços reduzidos e controlados, a baixa velocidade e com grande precisão nas manobras. “Devido à ação de vários sensores e câmeras, o sistema Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, inclusive os pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. E acrescentou: “É importante ressaltar que o motorista continua presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.
Dessa forma, a Daimler Truck AG, grupo que atua na Argentina como Mercedes-Benz Camiones y Buses, dá um passo à frente na liderança de projetos inovadores na região, com a adoção de tecnologia disruptiva que visa aumentar a segurança, a eficiência e a produtividade.
Add comment