Quando a Honda tirou de produção a Twister em 2008, logo lançou a Honda CB 300 com um design inovador que chamou a atenção dos brasileiros que gostaram da moto.
Com modernidade e linhas agressivas que enfatizam sua robustez. Adota o conceito Street Fighter, que transmite potência na dianteira e leveza na traseira, sem carenagem e motor exposto. A CB 300 possui esportividade e também é favorecida por elementos como escapamento e proteção em aço inox, para-lamas com linhas envolventes e aerodinâmicas, pneus largos e rodas de liga leve com cinco raios duplos.
O novo modelo Honda, aguardado ansiosamente pelos brasileiros, vem com motor ainda mais potente e visual muito mais moderno, retrô e esportivo. É uma ótima opção para quem gosta de pegar a estrada e não pode comprar uma moto ainda mais potente, já que o bom da CB 300 é que ela é econômica. Isso significa que você não apenas anda muito, mas também gasta pouco!
Defeitos da Honda CB 300
Devido às notórias trincas no cabeçote, a CB 300 ganhou notoriedade pelo derretimento das válvulas, pois há uma deficiência na mistura de ar-combustível durante o processo de combustão no compartimento do motor. Em outras palavras, você acaba recebendo mais ar do que combustível.
Como resultado, o motor pode apresentar rachaduras no cabeçote, mais precisamente entre a rosca da vela e as sedes das válvulas. A Honda reconheceu o problema e chegou a reparar alguns modelos em garantia.
O reparo consiste em aumentar a distância da rosca da vela aos assentos, utilizando velas com diâmetro de rosca reduzido. No entanto, ainda há uma chance de que o problema apareça mais tarde. A única solução é remapear o motor e ajustar o ponto de ignição.
Muitas motos tiveram seus cabeçotes trocados, custando ao proprietário cerca de 2.000 reais. Então se você está procurando uma CB 300R usada vale a pena consultar o histórico da moto e analisar se o cabeçote foi trocado.
Consumo da Honda CB 300
O consumo médio da Honda CB 300 é de 30 km/l na estrada e 25 km/l na cidade. A nova CB 300 tende a seguir a linha dos demais veículos da marca, buscando melhorar a economia de combustível, fator determinante para compra motos e carros.
Ficha técnica CB 300 2022
Ficha técnica Honda CB 300 2022 | |
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindros |
Cilindrada | 291,6 cc |
Arrefecimento | A ar, com radiador de óleo |
Combustível | Gasolina / Etanol |
Potência Máxima: | 26,53 cv (gasolina) 26,73 cv (etanol) a 7.500 rpm |
Torque Máximo: | 2,82 kgfm (gasolina) 2,86 kgfm (etanol) a 6.500 rpm |
Alimentação: | Eletrônica |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 5 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico/130 mm |
Suspensão traseira: | Monoamortecida/105 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 110/70 – 17M/C (54H) |
Pneu Traseiro: | 140/70 – 17M/C (66H) |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 148 kg |
Comprimento: | 2085 mm |
Largura: | 745 mm |
Altura do Banco: | 781 mm |
Distância entre Eixos: | 1402 mm |
Capacidade do tanque: | 18 litros |
Preços da Honda CB 300 2022
A Honda ainda não confirmou a chegada da CB 300 no Brasil para 2022, portanto, o preço ainda é especulativo.
Motor da Honda CB 300 2022
- Tipo: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
- Cilindrada: 249,5 cc
- Potência máxima: 22,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 22,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
- Torque máximo: 2,24 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,28 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
- Transmissão: 6 velocidades
- Sistema de partida: Elétrico
- Diâmetro x Curso: 71,0 x 63,0 mm
- Taxa de Compressão: 9,6:1
- Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
- Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Add comment