eActros 600: o Mercedes-Benz eActros LongHaul é apresentado em outubro

A Mercedes-Benz Trucks apresentará a versão de série do carro-conceito existente “eActros LongHaul” em 10 de outubro de 2023, em um novo design e renomeado como eActros 600 como uma estreia mundial. A produção de protótipos para frotas de teste de clientes já está em andamento. As fábricas da empresa Wörth, Mannheim, Gaggenau e Kassel estão se preparando para a produção em série prevista para 2024.

A designação 600 é derivada da capacidade da bateria em quilowatts-hora, como no eActros 300/400 para transporte de distribuição. A alta capacidade da bateria e um novo eixo de acionamento elétrico desenvolvido internamente e especialmente eficiente permitem um alcance de cerca de 500 quilômetros sem carga intermediária.

Graças ao seu baixo consumo de energia, o caminhão elétrico, comercializado como “Novo eActros 600”, pretende ser o caminhão de longa distância mais econômico da Mercedes-Benz Trucks. O fabricante espera que o caminhão elétrico acelere significativamente a transformação de longo alcance do transporte rodoviário de carga em unidades neutras em CO2 na Europa.

Desde a primeira aparição do eActros 600 como um “protótipo conceitual” na IAA Transportation 2022, outros veículos de teste foram construídos na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, com componentes principais fabricados nas próprias fábricas da Mercedes-Benz em Mannheim, Kassel e Gaggenau .

Protótipos do veículo foram testados no inverno na Finlândia no início do ano. Atualmente, uma frota de cerca de cinquenta protótipos de veículos está sendo construída. Ao mesmo tempo, todas as quatro fábricas estão se preparando intensamente para a produção em série do eActros 600.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, no âmbito da apresentação do veículo para o mercado europeu, afirma: “O eActros 600, produzido em Wörth, pode substituir a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento de longo curso. estabelece novos padrões em termos de rentabilidade para os nossos clientes. Também oferece um enorme potencial para reduzir as emissões de CO2. Estou convencido de que este caminhão definirá a nova referência no transporte rodoviário de cargas.”

A experiência da prototipagem na fábrica de Wörth é incorporada ao desenvolvimento em série

Mercedes-Benz eActros Long Haul (Actros 600)

O eActros 600 será construído na linha de montagem existente no local de produção em Wörth, em paralelo e de forma flexível ao lado dos caminhões que serão equipados com motor a diesel. Componentes de acionamento elétrico também serão instalados naquele local. O eixo elétrico, as baterias de alta tensão e a caixa frontal, um módulo tecnologicamente complexo, são montados em várias etapas de produção. Uma vez instalados todos os componentes de alta tensão, todo o sistema é colocado em operação e o caminhão está pronto para partir.

Treinamento e aperfeiçoamento: a equipe se prepara para a eletromobilidade

Como parte da transformação para o transporte neutro em CO2, os locais de produção estão desenvolvendo continuamente a força de trabalho para a produção de caminhões com novos powertrains. Isso também inclui funcionários que trabalham em componentes de alta tensão ou veículos como eActros, que recebem treinamento específico e educação continuada. Somente em Wörth, cerca de 2.700 funcionários foram treinados para operar veículos e componentes de alta tensão até o momento.

Sobre o eActros 600

Mercedes-Benz eActros Long Haul (Actros 600)

O eActros 600 propõe melhorias no interior e uma nova linguagem de design para a cabine do motorista. Desta forma, ele rompe com a aparência familiar da série de modelos Actros, pega elementos de design do protótipo apresentado no IAA e continua com linhas claras e um design aerodinâmico.

Por outro lado, três baterias fornecem ao eActros 600 uma capacidade instalada total de mais de 600 kWh na produção em série. Além disso, dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW. Além da variante de trator, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes rígidas do eActros 600, oferecendo aos clientes muitas outras possibilidades de uso em transporte totalmente elétrico.

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros 600 para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros convencional de serviço pesado comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na rota em um período de dez anos.

As baterias utilizadas no eActros 600 utilizam tecnologia de células de fosfato de ferro e lítio (LFP). Estes são caracterizados acima de tudo por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks pretendem que as baterias do eActros 600 de produção sejam capazes de carregar de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento, com uma potência de aproximadamente um megawatt.

O foco do conceito global da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços. O eActros 600 foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade.

Similar Posts