Daimler Truck AG celebra um marco para a segurança global de caminhões e ônibus

A visão de condução sem acidentes orienta as diretrizes da Daimler Truck AG para todos os caminhões e ônibus desenvolvidos e produzidos no grupo de empresas. Na Argentina, os modelos de caminhão Mercedes-Benz Actros são equipados com o sistema de segurança Active Brake Assist (ABA); enquanto o ônibus O500 RSD 2441 possui o sistema de segurança Advanced Emergency Braking System (AEBS).

O grupo ao qual pertence a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus tem como meta global equipar pelo menos 75% dos veículos entregues em seus principais mercados até 2025 e pelo menos 80% até 2030 com um sistema de segurança que exceda os requisitos. termos de escopo e desempenho.

A grande importância que a Daimler Truck AG atribui à segurança rodoviária é demonstrada pelo lugar que este princípio ocupa na sua estratégia empresarial sustentável a longo prazo. O grupo sempre foi pioneiro no setor em termos de suporte de sistemas, permitindo aos usuários aumentar sua segurança ano após ano.

A assistência automática do Active Brake Assist, introduzida pela primeira vez em 2006, alcançou mais de um milhão de vendas até hoje em veículos Daimler Truck AG em todo o mundo.

Conceito de segurança abrangente

A investigação da empresa sobre acidentes com veículos comerciais desempenha um papel central no desenvolvimento do Daimler Truck. Com as suas análises de acidentes, trabalhou na incorporação contínua de outras medidas de otimização desde 1972, em linha com a ampla gama de conceitos de segurança. Os sistemas de segurança passivos e ativos montados no veículo podem ajudar em quatro fases: em primeiro lugar durante a condução, em segundo lugar, em uma situação perigosa, em terceiro lugar, em caso de colisão e em quarto lugar, após uma colisão.

Um passo à frente

A Daimler Truck tem estado historicamente na vanguarda da segurança. Em 1981, a Mercedes-Benz Trucks foi o primeiro fabricante a introduzir o sistema de travagem ABS para camiões. O regulamento antiderrapante ASR surgiu alguns anos depois.

Mercedes-Benz Actros Active Brake Assist

Com o lançamento do primeiro Actros em 1996, a Mercedes-Benz Trucks estabeleceu novamente seus padrões com o sistema de freio eletrônico EBS. Em 2000, o Proximity Control Assist e o Lane Detection Assist foram os sistemas de segurança revolucionários, seguidos em 2001 pelo ESP Electronic Stability Program para caminhões. Em 2002, um bloqueio de movimento como auxiliar de arranque e o Brake Assist celebram a sua estreia na segunda geração do Actros.

Assistente de freio ativo para rodovias e tráfego urbano

Em 2006, o Active Brake Assist (ABA) marca o início de uma nova era no campo da assistência de segurança do sistema. Pela primeira vez, um caminhão pode iniciar a frenagem a seco dentro dos limites do sistema. Nos anos seguintes, as funções da ABA foram sistematicamente ampliadas.

A quinta geração de emergência do Break Assist (ABA 5) atualmente disponível usa uma combinação de sistema de radar e sistema de câmera. Se o sistema detectar o perigo de um acidente com um veículo à frente, parado, um obstáculo, um pedestre atravessando a estrada, aproximando-se do caminhão ou entrando na faixa à frente, ele primeiro emite um aviso óptico e um sinal sonoro do controlador. Se o motorista não reagir adequadamente, o sistema pode iniciar uma frenagem parcial como uma segunda etapa. Em caso de risco de colisão, o ABA 5 pode realizar frenagens a seco automatizadas na frente de pessoas em movimento até uma velocidade de condução de 50 km/h. Finalmente, o novo freio de estacionamento eletrônico é ativado automaticamente quando o veículo é parado em ponto morto.

A pista na visualização da câmera

Para garantir que um breve momento de desatenção tenha o mínimo de consequências possível, o Lane Keeping Assist também é um sistema comprovado. Avisa o condutor de uma saída iminente da sua faixa de rodagem através de um sinal acústico e visual com uma mensagem de aviso no ecrã. Para fazer isso, uma câmera digital monitora constantemente a estrada à frente do caminhão e pode detectar desvios de faixa perigosos quando a estrada é marcada.

Uma função importante neste contexto é também fornecida pelo Attention Assist, que é quase sempre automaticamente incorporado em veículos com mais de 18 toneladas com Lane Keeping Assist instalado. O sistema monitora continuamente a atenção do motorista com base em vários parâmetros, mesmo quando o assistente de permanência na faixa está desativado. O Attention Assist pode detectar manobras típicas de direção do motorista quando sua concentração em dirigir o veículo com segurança está diminuindo e, após atingir um limite crítico, avisa visual e acusticamente o motorista para fazer uma pausa. O assistente de atenção é ativado a partir de uma velocidade de aproximadamente 60 km/h. Se o assistente de permanência na faixa tiver sido desativado, ele será reativado automaticamente com o aviso.

Tecnologia na segurança de seus ônibus de longa distância

Mercedes-Benz Bus O500RSD Active Brake Assist

Para os ônibus O500 RSD 2441, o sistema de frenagem de emergência Advanced Emergency Braking System (AEBS) de terceira geração, por meio de radar, auxilia o motorista realizando uma frenagem completa sem intervenção contra objetos estacionários e em movimento. Nesse sentido, reduz os acidentes e pode até evitá-los completamente; e reage até 80 km/h com veículos que trafegam na mesma direção.

A caminho de uma condução sem acidentes

Como líderes de mercado para veículos pesados ​​em nível regional e global, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus acolhe, juntamente com a Daimler Truck AG, todos os avanços em segurança que permitem aos usuários garantir uma direção segura. Com todos os sistemas de assistência à segurança, a Daimler Truck AG visa fornecer ao motorista o melhor suporte possível ao conduzir o veículo dentro dos limites do sistema, dando uma contribuição importante para a prevenção de acidentes.

Similar Posts