Carteira de Habilitação – Informações gerais

Quem hoje em dia não quer ter uma Carteira de Habilitação não é mesmo? Porém, muitas pessoas desejam tê-la apenas para mostrar aos amigos que já possui uma CNH, mas nem se quer sabem dirigir e entendem as reais funções de um veículo. Aí surgem os problemas.

Antes de conseguir uma CNH é preciso ter noção de uma porção de coisas, como por exemplo, a direção de um veículo, saber que a alta velocidade pode prejudicar outras vidas, ter controle de suas emoções diante de certos imprevistos ao volante entre muitas outras coisas como conhecer as placas de trânsito e seus significados.

Desta forma, podemos dizer que ter uma CNH vai muito além de saber dirigir, é preciso ter muita noção do que esta fazendo na direção e inclusive cuidados com a vida alheia, mas, muitas vezes liberam a CHN para pessoas que não tem nenhum pouco de noção do que é dirigir e isso causa uma porção de problemas na sociedade.

Focado neste assunto, elaboramos este artigo com o intuito de mostrar a vocês o que é e qual o real significado de uma Carteira de Habilitação. Aqui mostraremos também as informações gerais que diz respeito a CHN e tudo o que você precisa saber para poder adquirir uma.

Saiba tudo sobre a Carteira de Habilitação

carteira de habilitação

Primeiramente o que temos à dizer sobre Carteira de Habilitação é que só pode ser adquirida após o indivíduo completar 18 anos de idade, antes disso não.

A Carteira de Habilitação (CNH) é um documento que comprova que um cidadão está apto a conduzir automóveis. Quando você está conduzindo, é obrigatório que você carrega a sua CNH por onde andar.

Hoje em dia a CNH possui fotografia do condutor, o número do CPF e RG, o nome dos pais do condutor e isso possibilita que a mesma seja utilizada como documento de identificação em todo o território nacional.

A CNH é dividida em cinco categorias pelo Código de Transito Brasileiro, elas são: A, B, C, D e E.

A categoria A é para condutores de veículos com apenas duas ou três rodas, ou seja, motocicletas.

A categoria B é para condutores que não possuem a categoria A, porém é exclusiva para veículos inferior a 3.500 quilos com lotação de 8 lugares, ou seja, automóveis.

Já a categoria C, é para condutores de veículos que transportam cargas com peso superior a 3.500 quilos, como por exemplo, os caminhões. A categoria D, é utilizada por condutores que transportam passageiros, com lotação superior a 8 lugares, como os ônibus, vans entre outros.

E, a categoria E, é para condutores de veículos em que o veículos conduzido se enquadrem em qualquer uma dessas categorias anteriores, além disso, os condutores podem conduzir veículos com unidades rebocadas ou acopladas com peso bruto de 6 mil quilos ou até mais.

Porém, a primeira CHN que você for adquirir só é liberada nas categorias A, B ou AB e, conforme 1 ano habilitada na categoria presente, ai sim você pode mudar da B para a C ou D e da C, para D ou E.

No entanto, se esta na hora de você adquirir uma Carteira de Habilitação, procure por alguma autoescola autorizada pelo DETRAN e de confiança sua e leve os documentos necessários que são: RG, CPF, Comprovante de Residência e 2 fotos 3×4, original e cópia de todos os documentos.

Após este passo, a auto escola vai liberar uma taxa que você precisa pagar e agendar uma data para você passar por um exame de avaliações psicológicas, físicas e mentais. Depois disso, você já começará a realizar o curso teórico e se passar na prova teórica já vai para as aulas de ruas.

Ai, é se desempenhar e se esforçar para poder ser aprovado e ter a sua habilitação em mãos.

E ai, o que você achou deste artigo onde mencionamos várias informações sobre a Carteira de Habilitação? Você achou que foi útil para você ou não? Se sim, deixe seu comentário logo abaixo do texto e compartilhe este artigo com seus amigos que estão querendo adquirir uma CNH.

Similar Posts