Connect with us

Carros

Tuatara é o carro mais rápido do mundo

carro mais rapido do mundo

Após um recorde inicial de velocidade máxima muito divulgado e altamente escrutinado em outubro do ano passado, a SSC anunciou um novo recorde de velocidade máxima para produção carros com velocidade máxima de 455,3 km/h com seu hipercarro Tuatara, tornando-se o carro mais rápido do mundo.

Foi a terceira tentativa da empresa após a execução inicial e um esforço de dezembro frustrado por problemas mecânicos; o piloto profissional Oliver Webb foi o piloto em outubro, enquanto o dono do carro, Larry Caplin, assumiu o volante nas duas e três tentativas.

O Tuatara atingiu uma velocidade média bidirecional de 282,9 mph usando 2,3 milhas de uma pista de três milhas no Kennedy Space Center, com os dados sendo capturados usando o equipamento Racelogic VBOX, bem como hardware e/ou software da Life Racing e Garmin. A International Mile Racing Association também é apontada como validadora da velocidade.

A primeira corrida registrou 279,7 mph, enquanto durante a segunda, o Tuatara atingiu 286,1 mph em 1,9 milhas antes de Caplin começar a desacelerar. As corridas foram feitas com 50 minutos de intervalo. A SSC ainda planeja tentar quebrar a marca de 300 mph, estendendo seu próprio recorde e se tornando o primeiro veículo de produção a atingir ou exceder essa velocidade. O vídeo do carro mais rápido do mundo pode ser visto logo abaixo:

Ninguém precisa ir 280 ou 300 mph. Quase ninguém tem o espaço disponível (ou a coragem necessária) para conduzir a essas velocidades. Mas todo mundo quer saber qual carro é mais rápido do mundo.

Advertisement

Qual o Motor do Carro Mais Rápido do Mundo?

O motor do carro mais rápido do mundo é um  5.9 V8 e tem 1.750 cavalos de potência ao funcionar com combustível E85 (como foi para a corrida recorde de velocidade – a velocidade máxima é projetada para cair para 295 mph funcionando com gasolina de bomba de 91 octanas, o que diminui o potência nominal para 1.350 cavalos de potência). O motor gira a altas 8.800 rpm e requer impressionantes 11 trocadores de calor diferentes, incluindo dois whoppers para o sistema intercooler ar-água dedicado, que é capaz de reduzir a temperatura do ar em 160 a 200 graus. Mais quatro radiadores resfriam o motor, dois resfriam a caixa de câmbio e um cuida do óleo do motor, direção hidráulica e ar condicionado. O câmbio, aliás, é um manual de embreagem automática de sete marchas da CIMA/Automac Engenharia, que tem como base uma transmissão de helicóptero.

A Aerodinâmica De Um Carro Que Chega a 455,3 km/h

carro mais rápido do mundo

A lista de truques aerodinâmicos é notavelmente normal. Naturalmente, há uma barriga de corpo inteiro incorporando venturis que direcionam o ar para fora de um difusor traseiro enquanto criam downforce, cortinas de ar para as rodas dianteiras, pequenas aletas à frente das rodas dianteiras e pequenas asas traseiras modestas. O coeficiente de arrasto é de 0,279, e o equilíbrio aerodinâmico dianteiro/traseiro permanece constante em 37/63 por cento de 150 a 312 mph. O ar flui com tanta eficiência sobre a carroceria do ex-designer da Pininfarina, Jason Castriota, que com as janelas laterais abertas a 320 km/h, quase nenhum ar entra, a menos que você estenda a mão para pegar um pouco. A italiana Potio Engineering ajudou a projetar os elaborados dutos que conduzem o ar com eficiência através de todos esses radiadores e resfriadores, aproveitando sua extensa experiência em simulação de F1.

Não é Apenas Uma Máquina De Velocidade

Embora alcançar recordes de velocidade e tornar-se o carro mais rápido do mundo ganhe grandes manchetes, Shelby faz questão de salientar que o Tuatara (nome de um lagarto nativo da Nova Zelândia que supostamente tem a evolução molecular mais rápida de qualquer animal vivo) é antes de tudo um carro de condução diária projetado para rasgar um circuito rodoviário.

Veja Também: Maserati revela nova linha de veículos elétricos de luxo

O sistema de direção fornece algumas evidências dessa afirmação – ele usa eletricidade para variar a proporção, mas a assistência é puramente hidráulica e recebe seu próprio resfriador de óleo, que claramente só poderia ser útil em um circuito de manuseio. E um grande impulsionador do design da manivela plana foi sua assinatura sonora única. Shelby percebe que carros como esse são compras emocionais e precisam de um som visceral para se conectar com os compradores. Ele queria algo menos uivante do que uma Ferrari, mas também nada como um muscle car americano. A empresa trabalhou com especialistas em silenciadores para ajustar algumas baixas frequências e acabou com uma nota de motor exclusiva.

carro mais rápido do mundo

O Carro Mais Rápido do Mundo Terá Linha de Produção?

Após exibições em Pebble Beach em 2019 e no Salão Automóvel de Filadélfia em fevereiro de 2020 , o primeiro carro do cliente foi entregue – na verdade, é esse carro recorde – e há planos para construir mais 99 na empresa. Estamos muito ansiosos para avaliar as alegações de Shelby sobre as proezas de pista do Tuatara. Não estaremos sondando sua velocidade máxima.

Os recordes mundiais são um grande negócio para empresas como Bugatti, Koenigsegg e Hennessey porque atraem colecionadores ricos obcecados em possuir o carro mais rápido do mundo. Um veículo que perde o título – ou pior, é desacreditado – perde instantaneamente o fascínio. 

Advertisement
Advertisement
2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Os 6 carros mais rápidos do mundo agora - Radar 830

  2. Pingback: Flagra: Substituto do Lamborghini Aventador visto: preço, especificações e data de lançamento - Guia do Automóvel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.