A Honda acaba de oficializar a chegada da NXR 160 Bros 2026, a linha mais recente da motocicleta trail mais vendida do Brasil.
Chegando às concessionárias na segunda quinzena de agosto, o modelo aposta na continuidade do conjunto que a consagrou, trazendo como principal novidade uma nova opção de cor para a versão de entrada.
Embora a mudança para a linha 2026 seja sutil, esta é uma excelente oportunidade para analisar em detalhes o pacote que a Bros oferece.
A moto passou por uma renovação significativa na linha anterior, recebendo importantes atualizações em tecnologia, segurança e ciclística.
A seguir, detalhamos os preços, as novidades e tudo o que você precisa saber sobre a líder do segmento on/off-road.
O que Muda na Linha 2026: Nova Cor Azul e Preços
A grande e única novidade para a Honda Bros 2026 é a introdução da cor Azul para a versão de entrada com freios CBS. Segundo a Honda, a nova tonalidade busca atender a um público que prefere um visual mais discreto e elegante. A versão com freio ABS na dianteira mantém as já conhecidas cores Vermelho e Cinza.
Os preços sugeridos para a linha 2026 (base São Paulo, sem frete e seguro) são:
- NXR 160 Bros CBS (cores Vermelho, Preto e Azul): R$ 21.320,00
- NXR 160 Bros ABS (cores Vermelho e Cinza): R$ 22.260,00
Análise Completa da Honda NXR 160 Bros
Todo o conjunto técnico e de equipamentos da linha 2026 é o mesmo introduzido na grande renovação de 2025. Vamos analisar os pilares que fazem da Bros um sucesso de vendas.
Motorização: O Confiável 160 FlexOne
O coração da Bros é o conhecido motor monocilíndrico de 162,7 cm³, com arrefecimento a ar e tecnologia FlexOne, que permite o uso de etanol ou gasolina.
- Potência: 14,3 cv (com etanol) a 8.000 rpm
- Torque: 1,45 kgf.m a 5.500 rpm
Desde a linha 2025, o propulsor passou por uma reprogramação na central eletrônica para atender às mais recentes normas de emissões de poluentes, o que resultou em uma pequena redução nos números de potência e torque em relação a modelos mais antigos, mas mantendo a robustez e a economia de combustível.
O câmbio de cinco marchas teve a quinta relação alongada em 3,6%, uma mudança bem-vinda que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro, melhorando o conforto em estradas.
Segurança e Ciclística: A Escolha entre Freios CBS e ABS
A ciclística da Bros é um de seus pontos fortes, pensada para a realidade das ruas e estradas brasileiras. A suspensão dianteira tem garfo com tubos de 33 mm de diâmetro e 180 mm de curso, enquanto a traseira monoamortecida tem 150 mm de curso. As rodas são raiadas, aro 19″ na frente e 17″ atrás, ideais para absorver impactos.
A principal decisão na hora da compra fica por conta do sistema de freios, que divide o modelo em duas versões:
Sistema de Freio | CBS (Combined Brake System) | ABS (Anti-lock Braking System) |
Funcionamento | Ao pisar no freio traseiro, o sistema distribui a força, enviando 30% para o freio dianteiro e 70% para o traseiro. | Atua exclusivamente na roda dianteira, impedindo o travamento em frenagens bruscas e garantindo mais controle. |
Ideal para | Pilotos iniciantes ou que buscam uma frenagem mais equilibrada e simples, sem se preocupar em dosar os dois manetes. | Pilotos mais experientes que preferem ter controle total e independente de cada freio, buscando a máxima performance de frenagem. |
Preço Sugerido | R$ 21.320,00 | R$ 22.260,00 |
Tecnologia e Design: O Salto da Última Geração
A renovação de 2025 trouxe um necessário banho de tecnologia para a Bros. Os destaques são:
- Iluminação Full LED: Farol e lanterna agora contam com tecnologia LED, garantindo muito mais visibilidade e um visual mais moderno.
- Painel 100% Digital: O novo painel blackout é completo, com conta-giros, velocímetro, indicador de marcha, marcador de combustível e computador de bordo com consumo médio.
- Tomada USB-C: Uma prática porta USB-C foi instalada na carenagem do farol, permitindo carregar o celular durante a pilotagem.
Posicionamento de Mercado: Por que a Bros é a Líder?
Com mais de 180 mil unidades produzidas no último ano, a Honda Bros reina absoluta em seu segmento. Seu sucesso se deve à extrema versatilidade: ela é uma moto confortável e ágil para o trânsito urbano do dia a dia, mas também robusta e com suspensões de longo curso para encarar estradas de terra e asfalto de má qualidade com valentia.
É a definição da moto “pau para toda obra”, o que a torna a escolha ideal para o trabalhador brasileiro.
A Honda NXR 160 Bros 2026 chega com uma mudança discreta, mas que serve para manter o modelo em evidência. A estratégia da Honda é clara: em time que está ganhando, não se mexe.
A picape de duas rodas mantém o pacote tecnológico e mecânico bem resolvido da linha anterior, que a modernizou na medida certa.
Com sua lendária confiabilidade, versatilidade e agora com mais tecnologia e segurança, a Bros tem todos os atributos para continuar sendo a companheira preferida dos motociclistas pelo Brasil.